top of page
Search
pyotrhfrbko

Red Node - Um software para criar e executar aplicações web com Node.js



Como baixar e instalar o Node-RED no Windows




Node-RED é uma ferramenta de programação para conectar dispositivos de hardware, APIs e serviços online de maneiras novas e interessantes. Ele fornece um editor baseado em navegador que facilita a criação de fluxos usando a ampla variedade de nós na paleta. Neste artigo, você aprenderá como baixar e instalar o Node-RED no Windows, bem como usá-lo para vários aplicativos.




download red node



O que é o Node-RED e por que usá-lo?




O Node-RED é um mecanismo lógico de código aberto gratuito que permite que programadores de qualquer nível interconectem IoT, sistemas baseados em nuvem, serviços da Web, bancos de dados, APIs e muito mais. Ele é construído em Node.js, um tempo de execução JavaScript que possui o maior ecossistema de componentes de código aberto do mundo. Aqui estão algumas razões pelas quais é incrível usar:


  • O Node-RED permite que os usuários juntem serviços da Web e hardware, substituindo tarefas comuns de codificação de baixo nível por uma interface visual de arrastar e soltar.



  • O poder do Node-RED está em sua facilidade de uso. Você pode criar aplicativos complexos com codificação mínima, usando nós que possuem funcionalidade e configuração predefinidas.



  • O Node-RED oferece suporte à edição de fluxo baseada em navegador, o que significa que você pode acessar e editar seus fluxos de qualquer lugar usando um navegador da web.



  • O Node-RED tem uma comunidade ativa e uma rica biblioteca de nós e fluxos que cobrem muitos casos de uso comuns. Você também pode criar e publicar seus próprios nós para estender a paleta.



Recursos e benefícios do Node-RED




Algumas das principais características do Node-RED são:


RecursoDescrição


Editor de fluxoUm editor baseado em navegador que permite conectar nós usando uma interface gráfica. Você também pode editar funções JavaScript, modelos e dados JSON no editor.


NósOs blocos de construção de um fluxo. Os nós têm entradas, saídas, propriedades e ícones. Eles podem representar dispositivos de hardware, serviços web, APIs, operações lógicas, transformações de dados, etc.


FluxosUma coleção de nós conectados para executar uma tarefa ou um aplicativo. Os fluxos são armazenados usando o formato JSON e podem ser facilmente importados e exportados.


PainelUm conjunto de nós que permite criar interfaces de usuário para seus fluxos. Você pode criar botões, controles deslizantes, gráficos, medidores, formulários etc. e exibi-los em um navegador da web.


ProjetosUm recurso que permite gerenciar seus fluxos como projetos com controle de versão. Você também pode integrar seus projetos com repositórios Git para backup e colaboração.


Casos de uso e exemplos de Node-RED




O Node-RED pode ser usado para uma variedade de aplicações, como:


  • IOT: Você pode conectar sensores, atuadores, câmeras, etc., ao Node-RED e criar fluxos que processam dados deles ou os controlam remotamente.



  • Análise de dados: você pode usar o Node-RED para coletar dados de várias fontes, como bancos de dados, APIs, serviços da Web, mídias sociais, etc., e realizar análises, visualizações ou aprendizado de máquina neles.



  • Automação: você pode usar o Node-RED para automatizar tarefas, como envio de e-mails, notificações, alertas, etc., com base em determinados gatilhos ou condições.



  • Desenvolvimento da Web: você pode usar o Node-RED para criar aplicativos da Web, como chatbots, APIs, webhooks etc., usando os nós HTTP e os nós do painel.



  • E mais: você pode usar o Node-RED para qualquer coisa que envolva conectar e processar dados de diferentes fontes e serviços.



Alguns exemplos de fluxos Node-RED são:


  • Um fluxo que monitora a temperatura e a umidade de uma sala usando um Raspberry Pi e um sensor DHT11 e exibe os dados em um painel.



  • Um fluxo que usa o serviço IBM Watson Text to Speech para converter mensagens de texto em arquivos de áudio e reproduzi-los em um alto-falante.



  • Um fluxo que usa a API do Google Maps para obter a distância e o tempo de viagem entre dois locais e exibi-los em um mapa.



  • Um fluxo que usa a API do Twitter para pesquisar tweets contendo uma palavra-chave e exibi-los em um painel.



  • Um fluxo que usa a API do Spotify para controlar a reprodução de música em um dispositivo.



Como instalar Node.js e npm no Windows




Antes de poder instalar o Node-RED, você precisa ter o Node.js e o npm (Node Package Manager) instalados em sua máquina Windows. Node.js é o ambiente de tempo de execução no qual o Node-RED é executado e o npm é a ferramenta que gerencia a instalação do Node-RED e outros módulos. Aqui estão as etapas para instalá-los:


Baixe e execute o instalador do Node.js




Acesse o site oficial do Node.js e baixe o instalador para Windows. Escolha a versão LTS (Long Term Support), que é mais estável e confiável que a versão atual. Execute o instalador e siga as instruções. O instalador também instalará o npm junto com o Node.js.


Verifique a instalação




Para verificar se Node.js e npm estão instalados corretamente, abra um prompt de comando e digite:


nó -v npm -v


Você deve ver os números de versão de Node.js e npm exibidos. Se você encontrar algum erro, tente reinstalá-lo ou atualizá-lo.


Como instalar o Node-RED como um módulo global




Depois de instalar o Node.js e o npm, você pode instalar o Node-RED como um módulo global usando o npm. Um módulo global é um módulo que está disponível para todos os projetos em sua máquina. Aqui estão as etapas para instalar o Node-RED como um módulo global:


Use o comando npm para instalar o Node-RED




Abra um prompt de comando e digite:


npm install -g --unsafe-perm node-red


Isso fará o download e instalará o Node-RED e suas dependências. O sinalizador --unsafe-perm é necessário para evitar problemas de permissão no Windows. Você pode ver alguns avisos ou erros durante a instalação, mas eles geralmente são inofensivos. Se a instalação for bem-sucedida, você deverá ver algo como isto:


+ node-red@2.1.4 adicionou 362 pacotes de 331 contribuidores em 67.812s


Execute o Node-RED digitando node-red no prompt de comando




Para iniciar o Node-RED, abra um prompt de comando e digite:


nó-vermelho


Você deve ver algo assim:


Bem-vindo ao Node-RED =================== 21 de junho 11:57:42 - [informações] Versão do Node-RED: v2.1.4 21 de junho 11:57:42 - [informações] Versão do Node.js: v14.18.1 21 de junho 11:57:42 - [informações] Windows_NT 10.0.19043 x64 LE 21 de junho 11:57: 43 - [informações] Carregando nós da paleta 21 de junho 11:57:45 - [informações] Dashboard versão 3.1.1 iniciada em /ui 21 de junho 11:57:45 - [informações] Arquivo de configurações: \Users\user\.node-red\settings.js 21 de junho 11:57:45 - [informações] Armazenamento de contexto: 'default' [module=memory] 21 de junho 11:57: 45 - [informações] Diretório do usuário: \Users\user\.node-red 21 de junho 11:57:45 - [aviso] Projetos desativados: editorTheme.projects.enabled=false 21 de junho 11:57:45 - [informações] Servidor agora em execução em 21 de junho 11:57:45 - [informações] Fluxos iniciais 21 de junho 11:57: 45 - [info] Fluxos iniciados


Isso significa que o Node-RED está executando e escutando na porta 1880.


Como acessar o editor e o painel do Node-RED




Agora que você tem o Node-RED instalado e em execução, pode acessar o editor e o painel do Node-RED usando um navegador da web. O editor Node-RED é onde você cria e edita seus fluxos, e o painel Node-RED é onde você visualiza e interage com suas interfaces de usuário.


Abra um navegador da Web e acesse


Abra o navegador da Web de sua preferência e digite na barra de endereço. Você deve ver o editor Node-RED, que se parece com isto:


O editor Node-RED consiste em três partes principais:


  • A paleta à esquerda, que contém os nós que você pode usar em seus fluxos.



  • A área de trabalho no centro, onde você arrasta e solta os nós e os conecta.



  • A barra lateral à direita, que possui guias para informações, depuração, configuração, painel e contexto.



Explore a paleta, a área de trabalho e a barra lateral




Você pode explorar a paleta rolando por ela ou usando a caixa de pesquisa na parte superior. Você também pode filtrar os nós por categoria usando o menu suspenso na parte inferior. Você pode arrastar e soltar nós da paleta para o espaço de trabalho para adicioná-los ao seu fluxo.Você também pode clicar duas vezes em um nó para editar suas propriedades ou excluí-lo pressionando a tecla delete.


Você pode explorar o espaço de trabalho aumentando e diminuindo o zoom usando a roda do mouse ou os botões no canto superior direito. Você também pode navegar clicando e arrastando em um espaço vazio. Você pode selecionar vários nós mantendo pressionada a tecla shift e clicando neles ou desenhando uma caixa ao redor deles. Você também pode copiar e colar nós usando os atalhos de teclado ou as opções do menu.


Você pode explorar a barra lateral clicando nas guias na parte superior. A guia de informações mostra informações sobre o nó ou fluxo selecionado. A guia de depuração mostra mensagens de nós que possuem uma saída de depuração. A guia config mostra uma lista de nós de configuração que são usados por outros nós. A guia do painel mostra uma visualização do layout e das configurações do painel. A guia de contexto mostra os valores das variáveis globais, de fluxo e de contexto do nó.


Implantar e testar um fluxo simples




Para implantar e testar um fluxo simples, siga estas etapas:


  • Arraste um nó de injeção da paleta para a área de trabalho.



  • Clique duas vezes no nó de injeção para editar suas propriedades.



  • Altere o tipo de carga para string e insira "Hello World" no campo de carga.



  • Clique em concluído para fechar a caixa de diálogo de edição.



  • Arraste um nó de depuração da paleta para a área de trabalho.



  • Conecte a saída do nó de injeção à entrada do nó de depuração clicando no pequeno quadrado cinza em cada nó.



  • Clique no botão implantar no canto superior direito para salvar e ativar seu fluxo.



  • Clique no botão azul no lado esquerdo do nó de injeção para acioná-lo.



  • Alterne para a guia de depuração na barra lateral e você verá "Hello World" exibido como uma mensagem.



Parabéns, você acabou de criar e testar seu primeiro fluxo Node-RED!


Como solucionar erros e problemas comuns com o Node-RED




O Node-RED é uma ferramenta poderosa e robusta, mas às vezes você pode encontrar erros ou problemas que o impedem de criar ou executar seus fluxos. Aqui estão algumas dicas sobre como resolvê-los:


Verifique a saída de log para mensagens de erro




A saída de log é onde o Node-RED imprime mensagens sobre seu status, erros, avisos e informações de depuração. Você pode visualizar a saída do log no prompt de comando onde iniciou o Node-RED ou na guia de depuração na barra lateral. Procure quaisquer mensagens que indiquem um erro ou um problema, como "Erro", "Falha", "Não é possível", "Falta" etc. Tente entender o que a mensagem significa e o que a causou. Você também pode pesquisar online por soluções ou explicações para a mensagem de erro.


Use os nós Catch e Status para lidar com erros no fluxo




O nó Catch é um nó que pode capturar quaisquer erros que ocorram em um fluxo e enviá-los como mensagens para outro nó. O nó Status é um nó que pode mostrar o status de qualquer nó em um fluxo, como "conectado", "desconectado", "erro" etc. Você pode usar esses nós para lidar com erros em seu fluxo, como exibir um alerta, registrar o erro, enviar um e-mail etc.


  • Arraste um nó Catch da paleta para a área de trabalho.



  • Clique duas vezes no nó Catch para editar suas propriedades.



  • Selecione de quais nós ou fluxos você deseja capturar erros ou selecione "todos os nós" para detectar erros de todos os nós.



  • Clique em concluído para fechar a caixa de diálogo de edição.



  • Arraste um nó Status da paleta para a área de trabalho.



  • Clique duas vezes no nó Status para editar suas propriedades.



  • Selecione quais nós ou fluxos você deseja mostrar o status ou selecione "todos os nós" para mostrar o status de todos os nós.



  • Clique em concluído para fechar a caixa de diálogo de edição.



  • Conecte a saída do nó Catch e do nó Status a outro nó que possa manipular ou exibir a mensagem de erro ou status, como um nó de depuração, um nó de painel, um nó de e-mail, etc.



  • Clique no botão implantar para salvar e ativar seu fluxo.



Consulte a documentação e os recursos da comunidade para obter ajuda




Se você ainda estiver travado ou precisar de mais ajuda com o Node-RED, consulte os seguintes recursos:


A documentação oficial do Node-RED, que abrange tudo, desde a instalação, uso, desenvolvimento e implantação do Node-RED. Você pode encontrá-lo em


O fórum oficial do Node-RED, que é um lugar onde você pode fazer perguntas, compartilhar ideias e obter suporte de outros usuários e desenvolvedores do Node-RED. Você pode encontrá-lo em


O blog oficial do Node-RED, que apresenta notícias, atualizações, tutoriais e histórias sobre o Node-RED. Você pode encontrá-lo em


A biblioteca oficial do Node-RED, que contém centenas de nós e fluxos que você pode usar ou aprender. Você pode encontrá-lo em


Conclusão e perguntas frequentes




Neste artigo, você aprendeu como baixar e instalar o Node-RED no Windows, bem como usá-lo para vários aplicativos. Você também aprendeu como solucionar erros e problemas comuns com o Node-RED. O Node-RED é uma ferramenta versátil e fácil de usar que pode ajudá-lo a criar coisas incríveis com dados e serviços. Esperamos que você goste de usá-lo e se divirta com ele!


Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre o Node-RED:


P: Como faço para atualizar o Node-RED?




R: Para atualizar o Node-RED, você pode usar o comando npm em um prompt de comando:


npm update -g --unsafe-perm node-red


P: Como eu desinstalo o Node-RED?




R: Para desinstalar o Node-RED, você pode usar o comando npm em um prompt de comando: npm desinstalar -g --unsafe-perm node-red


P: Como faço backup e restauro meus fluxos Node-RED?




R: Para fazer backup de seus fluxos Node-RED, você pode copiar a pasta .node-red em seu diretório de usuário para outro local ou dispositivo. Para restaurar seus fluxos do Node-RED, você pode copiar a pasta .node-red de volta para seu diretório de usuário e reiniciar o Node-RED.


P: Como faço para proteger meu editor e painel do Node-RED?




R: Para proteger seu editor e painel do Node-RED, você pode ativar a autenticação e a criptografia usando o arquivo settings.js em sua pasta .node-red.Você pode encontrar mais detalhes sobre como fazer isso em


P: Como adiciono mais nós à minha paleta Node-RED?




R: Para adicionar mais nós à sua paleta Node-RED, você pode usar a opção Gerenciar paleta no menu no canto superior direito do editor. Você pode procurar e instalar nós da biblioteca Node-RED ou do npm. Você também pode desinstalar ou desativar nós desnecessários. 0517a86e26


0 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page